À medida que a complexidade das soluções técnicas aumenta, torna-se cada vez mais importante e necessária a figura do coordenador de projetos não mais como o arquiteto autor do projeto, mas sim como a figura que planeja os processos de projetos e coordena as diversas decisões e soluções a serem tomadas, sejam essas técnicas ou de gestão, tendo uma visão macro do empreendimento e das implicações que cada decisão ou solução poderá impactar em cada subsistema ou mesmo no empreendimento todo.
"Custos provocados por erros de projeto entre 6,85% e 7,36% do valor da obra". (LOPEZ; LOVE, 2012)
“50% dos defeitos na construção são devidos às decisões, ou falta delas na etapa de projetos.” (GUS; FORMOSO, 1995)
Ou seja, se tivermos empreendimentos com uma COORDENAÇÃO DE PROJETOS, engajada desde a fase A de concepçõ do Produto, poderemos ter uma redução de gastos e erros signficativos na obra.
O que é gestão de projetos?
É o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar o processo de projeto, voltada à integração dos requisitos e das decisões de projeto. Deve ser exercida durante todo o processo de projeto e tem como objetivo fomentar interatividade na equipe, melhorando assim a qualidade final do projeto desenvolvido.
Cabe à coordenação garantir que as soluções técnicas desenvolvidas pelos projetistas de diferentes especialidades estejam de acordo com as necessidades e objetivos do cliente e compatíveis entre si.
Ações relacionadas ao processo de projeto:
- Planejamento
- Organização
- Direção e Controle
- Atividades Estratégicas: estudos de demanda, captação de investimentos, definições do produto.
- Atividades Táticas: seleção e contratação da equipe de projetos.